Diante do aumento previsto no fluxo de carros na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco) durante o feriado da Semana Santa, observado todos os anos, a Via Metropolitana é uma boa opção para motoristas que vão passar o feriado no litoral norte fugirem do trânsito pesado. A orientação é da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) de Lauro de Freitas, que começa a partir desta quarta (13) a operação Santa Semana.
“Todos os anos o feriado da sexta-feira santa é o segundo com maior aumento de fluxo na Estrada do Coco, perdendo apenas para o réveillon. Normalmente nossa média diária é de 40 mil carros por dia, neste feriado deve chegar a 65 mil, por isso é importante que os motoristas considerem usar também a Via Metropolitana”, orienta o secretário interino da SETTOP, Smith Neto.
Ainda de acordo com o secretário, a SETTOP vai diminuir o tempo semafórico na via, para dar mais agilidade nos deslocamentos, entre outras ações, como a realização de blitz educativas em pontos estratégicos da cidade, iniciando nesta quarta (13), para conscientizar motoristas a não dirigirem após o consumo de bebidas alcoólicas, e também blitz de alcoolemia, para retirar de circulação quem esteja dirigindo sob efeito de álcool.
Mesmo durante o feriado, o número 156 da Central Integrada de Mobilidade Urbana (CIMU), canal que recebe informações sobre problemas relacionados ao trânsito do município e outras denúncias, vai funcionar normalmente, operando durante 24 horas. As unidades de saúde do município que atendem urgência e emergência também não terão seu funcionamento alterado durante o feriado, assim como a Defesa Civil, que seguirá atendendo nos números 3288-8628 (Whatsapp) e 199.
O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que atende pessoas em situação de rua, também estará funcionando normalmente. Os equipamentos que compõem a estrutura de segurança alimentar, como o Restaurante Popular e as Cozinhas Comunitárias, não estarão funcionando.
Liberação do uso de máscara
Este será o primeiro feriado após a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, por parte da Prefeitura de Lauro de Freitas e do Governo do Estado. A medida não modifica os demais protocolos adotados para evitar a proliferação do novo coronavírus, como o distanciamento mínimo adequado, que podem ser consultados no site da administração municipal, clicando no banner “Decreto Novo Coronavírus”.




