terça-feira, 18 novembro, 2025 4:45
HomeNotíciasMunicípiosProcissão em homenagem a São Thomaz de Cantuária é cancelada

Procissão em homenagem a São Thomaz de Cantuária é cancelada

Devido a situação epidemiológica do município de Camaçari, prefeitura e paróquia optaram pela cancelamento

- Publicidade -

O dia festivo mais importante para a comunidade católica de Camaçari se aproxima. No entanto, a procissão que marca o dia em homenagem ao padroeiro de Camaçari, que aconteceria dia sete de janeiro, está cancelada. A decisão foi tomada em reunião ocorrida na Catedral de São Thomaz de Cantuária, entre representantes da Secretaria de Saúde de Camaçari e da paróquia.

A decisão consensual pelo cancelamento da procissão se deve em virtude do momento epidemiológico que vive o município decorrente do surto da cepa H3N2 da Influenza, da variante Omicron da Covid-19 e do surgimento do primeiro caso de infecção simultânea de Influenza e COVID-19 em Camaçari.

Com o surto da H3N2 as unidades de urgência e emergência encontram-se com o atendimento muito além da capacidade normal, algumas já sem leitos de internamento. Situação que se agrava pela ausência de vacinas contra a Influenza no país.

Apesar do cancelamento da procissão, fica mantida a missa campal na frente da catedral conforme programação da paróquia. A Secretaria de Saúde pede que as pessoas que forem participar deste momento de fé mantenham as medidas sanitárias com o uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

DEVOÇÃO AO PADROEIRO

São Thomas Becket, Tomás Becket, Tomás de Cantuária ou Tomás de Londres (Londres, 21 de dezembro de 1128 – Cantuária, 29 de dezembro de 1170), foi arcebispo de Cantuária entre 1162 e 1170. É venerado como santo e mártir pela Igreja Católica e pela Igreja Anglicana. Ele defendeu a fidelidade a Deus, bem como a liberdade da igreja e os interesses da população cristã, e por isso, se envolveu num conflito com o Rei Henrique II da Inglaterra pelos direitos e privilégios da igreja. Foi perseguido, exilado e assassinado por seguidores do rei na Catedral de Cantuária.

O santo passou a ser conhecido em Camaçari por meio da fé dos empregados ingleses que trabalhavam na construção da linha férrea, que corta o município. Os devotos construíram um espaço para realizarem as orações. Com o desenvolvimento da cidade e a mudança da sede do município de Vila de Abrantes para onde é atualmente, mais pessoas começaram a louvar o santo católico e, não demorou muito, até tornar-se padroeiro.

O santo é o padroeiro da Diocese de Camaçari e é considerado um modelo de vida e intercessor junto a Deus. Sua festa litúrgica acontece no dia 29 de dezembro, dia da sua morte e data que marca a abertura do novenário na Catedral São Thomaz de Cantuária.

- Publicidade -
- Publicidade-
Últimas Notícias
Mais Lidas
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -spot_img