Os trabalhadores do setor cultural de Salvador receberão uma ajuda de 2 salários mínimos, através da prefeitura de Salvador. O anúncio foi feito por Bruno Reis durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (04). O auxílio SOS Cultura será disponibilizado pelo segundo ano consecutivo.
Apesar do auxílio ser esperado, o valor surpreendeu. “O desejo da Prefeitura é pagar dois salários mínimos. No passado, nós pagamos um salário mínimo e a meta agora é dobrar. Para isso, eu estou fazendo captação de apoio da iniciativa privada. Estamos em tratativas com a Ambev e outros parceiros para que possam ajudar nessa conta. Caso a gente consiga parte desses recursos, isso ameniza os investimentos públicos. Caso não consiga, a Prefeitura irá assumir essa conta sozinha”, disse o gestor municipal.
Na primeira edição, o auxílio foi pago dividido por três categorias: os da área de cultura que tinham cadastro validado na Fundação Gregório de Mattos (FGM), os da área de eventos sociais cadastrados pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e aqueles que atuavam no Centro Histórico de Salvador que tinham sido cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
Outros critérios para o recebimento, no ano passado, era de que os beneficiários residissem em Salvador e tivessem tido, em 2020, renda declarada de, no máximo, três salários mínimos. Em 2022, cerca de 6 mil profissionais aguardam a ajuda de custo prometida por Bruno Reis.




