terça-feira, 18 novembro, 2025 4:55
HomeNotíciasEconomiaSaiba como não cair na malha fina ao declarar IRPF

Saiba como não cair na malha fina ao declarar IRPF

- Publicidade -

A Receita Federal já começou a receber a Declaração do Imposto de Renda deste ano e o prazo para que as declarações sejam entregues é até o dia 29 de abril. Para ajudar quem vai declarar pela primeira vez ou para quem já está habituado a não cair na malha fina, separamos algumas dicas para evitar que a declaração do IR fique retida pela Receita. 

1. Tenha documentos em mãos

Reúna todos os documentos pessoais, comprovantes, recibos de rendimentos e outros gastos dedutíveis. Aqui entram, por exemplo, notas de corretagem, informe de rendimentos do IR e planilha de controle, incluindo informações sobre os seus dependentes. 

Ter esses documentos em mãos te ajuda a se organizar na hora de fazer a declaração e comprovar as informações declaradas.

2. Cuidado com erros de digitação

Se você informar valores errados à Receita por um dígito a mais ou a menos, por exemplo, sua declaração pode ficar comprometida e você cairá na malha fina. 

Depois de preencher todas as informações, reserve um tempo para revisá-las e verificar se está tudo certo.

3. Rendimentos isentos também precisam ser declarados

Ainda que não haja tributação sobre rendimentos como bolsa de estudos, herança ou doações, eles precisam ser informados na declaração anual de IR.

4. Atenção na hora de declarar dependentes

Você precisa declarar todos os rendimentos recebidos pelos seus dependentes mesmo se eles forem menores de idade. 

Além disso, cada pessoa só pode ser considerada dependente em uma declaração. Ou seja: um filho de pais separados, por exemplo, só pode ser declarado como dependente de um deles.

5. Informe o valor real dos seus bens 

Se você tem veículos, imóveis ou outros bens, é necessário declará-los com o valor de aquisição, e não de mercado. 

Em outras palavras, isso significa que você precisa declarar esses bens com os valores que pagou por eles. Se você fizer a declaração com base no valor de mercado, isso pode aumentar ou diminuir o seu patrimônio em relação a quanto ele realmente está avaliado.

- Publicidade -
- Publicidade-
Últimas Notícias
Mais Lidas
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -spot_img