Monte Gordo, 8 de dezembro de 2025 A política de Camaçari voltou a ferver nesta segunda-feira, com uma reunião de peso realizada no distrito de Monte Gordo. O encontro, organizado pelo três vezes ex-presidente da Câmara e líder histórico Waldy Freitas, reuniu Elinaldo Araújo e Paulo Azi, marcando o início oficial da organização da pré-campanha da dobradinha.
Elinaldo e seu grupo demonstraram mais uma vez unidade e força ao reunir diversas lideranças em uma noite de segunda-feira. Ao seu lado estiveram sete vereadores: o presidente da Câmara, Niltinho Maturino; o líder da oposição, Dudu do Povo; o vice-presidente da Câmara, Dr. Elias Natan; o vereador Jamison; o presidente da CCJ, Dr. Samuka; o vereador Tarcísio do Coiffe; e o vereador Manoel Jacaré este último, anfitrião da noite e uma das principais forças políticas da oposição em Monte Gordo.
O encontro contou ainda com a presença de lideranças expressivas da cidade e da região, como o ex-vereador Falcão; Sandra Cardoso, liderança de Monte Gordo; Carlinhos Marques; Kauan Dominguez; o ex-prefeito José Tude; Mar de Areias; e o ex-vereador Jorge Curvelo.
Fortalecimento e estratégia
A reunião foi descrita como um marco no fortalecimento da unidade do grupo oposicionista em Camaçari. Segundo articuladores, o momento é de “organizar o exército político” que vai atuar não apenas em 2026, mas também pavimentar o caminho para a grande retomada em 2028.
“A eleição de 2026 é fundamental. É o momento de libertar a Bahia de 20 anos de atraso e descaso do PT. Estamos unidos para reconstruir a esperança do nosso povo”, afirmou um dos líderes presentes.
A dobradinha que está rodando a Bahia
Atendendo a um convite direto de Paulo Azi, o ex-prefeito Elinaldo confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual, reforçando o compromisso com o grupo liderado por ACM Neto.
Paulo Azi, atual deputado federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, é também presidente estadual do União Brasil. Reconhecido como campeão de emendas para Camaçari, Azi já destinou mais de R$ 10 milhões ao município, consolidando-se como um dos parlamentares mais atuantes da Bahia.
Elinaldo, por sua vez, é apontado como um dos nomes de maior prestígio junto a ACM Neto, com histórico de gestão sólida e diálogo com todas as esferas políticas. Seu retorno à disputa estadual promete impulsionar o grupo oposicionista e reacender a força política de Camaçari no cenário baiano.
Unidos por um novo tempo
A dobradinha Paulo Azi e Elinaldo já está percorrendo a Bahia e despertando entusiasmo por onde passa. O grupo aposta na capacidade de articulação de Azi, no prestígio de Elinaldo e na liderança consolidada de ACM Neto, que segue liderando as pesquisas de intenção de voto para o governo da Bahia.
Com discurso afinado e base mobilizada, o encontro de Monte Gordo foi o pontapé inicial de uma série de reuniões que visa fortalecer a unidade da oposição e organizar a campanha em toda a cidade.
O recado foi claro:
2026 é o ano histórico da libertação da Bahia, após 20 anos de descaso do PT e Camaçari será a vanguarda dessa luta.



